Com o intuito de garantir a segurança do visitante; preservar o meio ambiente; não perturbar os animais, tanto os selvagens quanto os domesticados (gado) e evitar acidentes, cumpre observar as seguintes normas:
– Não destrua a vegetação, não arranque mudas, galhos, folhas ou pedaços de plantas ou qualquer outro objeto de seu respectivo lugar de origem.
– É proibido usar fogos de artifício, acender fogueiras de forma inadequada, provocar combustão. Para assar carnes use os locais próprios para tal.
– Não deixe vestígios de sua presença tais como objetos ou lixo. Os detritos ou lixo devem ser acondicionados e depositados em local apropriado.
– Não são permitidos fogos de artifício, ruídos, música alta e barulhos prejudiciais ao meio ambiente e que perturbem o sossego do local.
– Embora os animais sejam, em sua maioria, mansos, tanto os selvagens quanto o gado, evite aproximar-se pois, na presença de estranhos, podem alterar seu comportamento. Animais peçonhentos exigem cuidados redobrados.
– É terminantemente proibida a caça, a pesca predatória, a derrubada de vegetação e a retirada de pedras e de outros minerais.
– Para sua segurança, não ultrapasse o limite de cercas e muros, especialmente nos mirantes, haja vista a existência de penhascos no local.
– Limite seus passeios dentro da área permitida para tal: ao longo da estrada que dá acesso para a fazenda até Pousada. Ao longo deste trecho não ultrapasse as cercas ou rios, pois você estará entrando em área utilizada para a criação de bovinos. Além desses limites mencionados só entre mediante autorização.
– Considerando a segurança de todos, é terminantemente proibido o acesso ao topo da Cachoeira do Zinco.
A infração ao disposto nos parágrafos acima, acarretará a adoção de medidas punitivas nas esferas civil e penal.